Padre nosso pequenino
A casa, naquela lonjura no interior do Ceará, era muito pobre. Bem afastada da cidade, seus caminhos eram tortuosos e os carros não chegavam lá. Não havia móveis. O fogão era armado do lado de fora, mas d.Zezé fez questão que ficasse para almoçar. Sentei-me num toco que lá havia. Para minha surpresa, antes da refeição ela puxou um Pai-nosso, cujas palavras eram bem diferentes das que conhecia. Sua prece, porém foi tão intensa e cheia de fé que me tocou profundamente. Em seguida, me ofereceu uma cuia de barro e convidou-me a me servir: feijão e farinha. Não havia talheres. Era uma experiência divertida e inusitada.
Ajeitei-me como pude e comer com as mãos, enquanto batíamos um papo gostoso sobre as travessuras das crianças e os hábitos do lugar. Para os cinco filhos, fazia bolinhos de feijão com farinha que ai oferecendo em rodízio. Acabando o almoço, separou alguns daqueles bolinhos e pediu ao filho mais velho que os levasse à cumadre Zeia, que tinha muitas bocas para dar de comer era muito pobre.
Antes de nos despedirmos, pedi-lhe um favor. Que me ditasse a oração que havia feito antes da refeição. Depois de alguma relutância me atendeu.
Agradeci-lhe, mas intrigado com as palavras da oração, perguntei-lhe onde a tinha aprendido. Contou-me que nunca mais tinha tido a visita de missionários. Mas sua avó não dormia sem recitar “padre-nosso pequenino” e ensiná-lo aos mais novos. Por esta, soubera que seus antepassados a tinham trazido do povo INCA do Peru. Admirei a fidelidade daquela mulher tão pobre que matinha viva a fé em Deus em condição tão adversas e inimagináveis migrações. Sem dúvida, ele entenderia aquelas palavras, proferidas com tanta unção e piedade.
O Espírito é vivifica (João 6,63).
Adelino Dias Coelho
Oração
Padre-nosso pequenino, que é chave do paraíso. Quem me dá, quem me daria, pela Santa Virgem Maria, que é me monte e é em fonte,.
Que o demônio nunca encontrem, em noite nem em dia. Nosso Senhor diz missa, São Pedro benze o altar. Assim benzei meus filhos por onde passarem; na rua, casa ou serviço. Meus inimigos, você não sabem o que Deus faz e o que Deus quer. Assim, eu farei com vocês tudo o que eu quiser. Amém.
Comentários
Postar um comentário